Bandeira nacional

A seleção das quinas!!!

Prima scape para parar o som

Resultados



Histórico de vencedores do Euro
Histórico de vencedores do Mundial

Seleções:
  • Galeria de fotografias da seleção

    A história



    Não se sabe, ainda hoje, definir muito bem, quando e onde foi oficializada a seleção portuguesa de futebol, portanto, quando nasceu. Mas sabe-se sim, a data do seu primeiro jogo: foi a 17 de Dezembro de 1921, em Madrid, num jogo frente à España onde Portugal perdeu por 3-1. O jogo entraria para a história da seleção portuguesa como sendo o primeiro jogo disputado pela seleção nacional portuguesa de futebol. Ressalva-se "nacional portuguesa", uma vez que, em anos anteriores, seleções do Porto e de Lisboa, defrontavam-se contra equipas estrangeiras, ou mesmo contra países, como nos inícios do século XX em que o Sport Comércio vencia por 2-1 a seleção de Inglaterra.
    Portugal passa por várias crises que levaram a seleção a derrotas humilhantes, a maior delas por 10-0, a 25 de Maio de 1947, frente à Inglaterra.
    A vinda de jogadores das colónias trouxe outra vivacidade à seleção das quinas, Peyroteo e Eusébio bem como Mário Coluna, foram os nomes mais sonantes dessa riqueza das colónias portuguesas.
    A primeira vez que Portugal deu nas vistas do mundo foi no mundial de 66, ao ficar no terceiro lugar da prova, e ao ter como melhor marcador Eusébio com 9 golos.
    O maior feito português foi em Read, 1989, quando Portugal, com a sua seleção de Sub 19, se sagrou campeão do Mundo de futebol, e eis que repetiria o feito em 1991.
    O Euro 96 foi o início de uma nova fase da seleção principal. Rui Costa, Luís Figo, Vítor Baía, Rui Barros, Domingos Paciência entre outros, eram nomes sonantes no panorama do futebol português da altura. À exceção de Rui Barros e Domingos Paciência, foram estes tesouros do futebol português que, no ano de 2004, levaram a seleção à sua melhor classificação num europeu: o segundo lugar. Foi ainda com Luís Figo e novos valores do futebol português que Portugal voltou a alcançar as meias finais do mundial, em 2006, ficando todavia no quarto lugar da prova.
    Atualmente Portugal está a lutar para singrar na fase de apuramento para o Mundial 2010, a ter lugar na África do Sul.
  • Site optimizado para Internet Explorer